Como fazer o planeamento das refeições

novembro 21, 2017

O prometido é devido e aqui estou eu para vos contar como faço os meus planeamentos de refeições. 

O planeamento serve essencialmente para eu saber o que vou comprar antes de me enfiar no supermercado, senão era a desgraça... Antes gastava muito xilim e trazia pouco, agora continuo a gastar muito (ahah a vida está cara!) mas trago mais comida, e a única coisa que mudou (para além de fugir dos corredores que nos fazem cair na tentação!) foi o facto de levar a lista comigo.

Esta lista é baseada no planeamento que faço descansadinha no meu netbook! Mas como? Através de uma app! Sim tem app mas fui eu que adaptei!! Chama-se Trello e está disponível na play store, até podem fazer isto no telemóvel, ou através do browser! 

Não vou explicar tudo o que a app faz porque isso podem ler onde fazem o download, vou sim dizer-vos o que fiz:

Criei um quadro só para fazer várias listas com todas as receitas que conheço, assim:



Assim como podem ver, tenho a lista do Peixe; da Carne; Sopas; Marisco e Outros;

Dentro de cada lista existem vários cartões, que são as receitas; Por exemplo, na lista do Peixe, temos o cartão Bacalhau com Natas (canto superior esquerdo);

Dentro de cada cartão podem colocar a informação que quiserem:


Aqui, podem escrever como se faz o bacalhau com natas, podem colocar vários anexos, como por exemplo imagens; Eu optei apenas por dar o título e uma imagem, porque sei como confeccionar esta comida; 

Podem também atribuir etiquetas (ou categorias), que é aquela barrinha azul na imagem acima. Isto dá muito jeito para depois saberem quantas porções de peixe consomem;

O que dá mais trabalho é o compilar e organizar toda a informação, mas também só dá uma vez (levou uma tarde se bem me lembro);

Falta só uma configuração, que devem selecionar no menu (canto superior direito), os chamados power-ups, adicionem o calendário:


Com isto tudo prontinho, vamos à parte boa que é fazer o nosso planeamento:

Vamos escolher o bacalhau com natas para segunda-feira, vamos ao cartão e aparece no canto superior direito um lápis, clicamos e aparece a opção de atribuir uma data de entrega:


Ao definir a data fazemos salvar e este cartão vai aparecer no nosso calendário (clicar no canto superior direito, ao lado menu):


Agora, é fazer o mesmo para o resto da semana; O difícil é escolher o cartão (refeição)!

No calendário conseguem ver a quantidade de vezes que está previsto consumir carne e peixe, graças às etiquetas;

As datas não desaparecem o que é bom, pois assim não repetes com tanta facilidade;

Só temos que fazer a lista do que é preciso para confeccionar esta comida;

Sei que dá trabalho ao início para juntar a informação; Mas como costumo dizer, o tempo que perdi já o ganhei, pois já não perco tanto tempo a matutar o que é que vou cozinhar! Também sou muito mais rápida nas compras!

Explorem muito a app, pois dá para fazer imensas coisas! Se tiverem dúvidas e se eu puder ajudar comentem. 

Espero que tenham gostado e fiquem bem!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Nossa que bacana.
    Adorei conhecer.
    PAZ E BEM.

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer uma lista :) ainda não usei uma app para compras, mas parece útil. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hey, desconhecia esta app. Acho que vou experimentar. Não estou certa de que serei assim TÃO organizada a ponto de a conseguir levar adiante muito tempo, mas... pareceu-me muito bem! :)

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como facilita imenso acabas por te habituar e não queres outra coisa! eheh

      Eliminar